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Proporção Stress/Renovação - Autoquestionário

Olá a todos!

Como estão?

Hoje trago-vos um pequeno teste que fiz com base num artigo precisamente sobre stress e renovação, que serve para terem uma noção de até que ponto o vosso stress diário está ou não a prejudicar a vossa vida.
Imagem retirada da Internet
Como se faz?
Basta ir seguindo as indicações e, no final, ver o que prevalece mais na vossa vida: se o stress e o vosso controlo e compensação sobre ele. Simples, não?

Teste:

1 - Para cada tópico da lista abaixo, escreve o número de momentos que eles aconteceram e te causaram tensão ou stress (cada momento = 1 ponto):

Em relação às atividades desta semana que passou:

·         Se estiveste tão stressado que não te consegues lembrar de nada que aconteceu: dá-te uma pontuação de 100 e avança para o ponto 2 do teste.

·         Ao acordar, pensaste no que tinhas de fazer, num problema ou num sarilho, e isso causou-te stress:_____

·         Tiveste dificuldade em sentires-te preparado para o dia: ____

·         Alguém com quem tiveste de lidar frustrou-te ou causou-te um problema:____

·         Tiveste atrasos ou obstáculos nas tuas atividades:____

·         Sentiste-te pressionado por teres de fazer um relatório, uma tarefa, um projeto, uma performance objetivada ou cumprir uma deadline:____

·         Ficaste a trabalhar até mais tarde do que planeaste:____

·         Passaste por trânsito ou atrasos no caminho para casa:____


·         Passaste por conversas, chamadas telefónicas ou e-mails que te causaram stress:_____


2 - Agora, soma todos os pontos (iguais ao número de episódios que tiveste) e calcula o teu Stress Score para a semana:______

3 - Para cada tópico da lista abaixo, escreve o número de momentos em que eles aconteceram, durante 15 minutos ou mais, e foram caracterizados por, pelo menos, uma destas condições:
·         Uma sensação de paz interior ou calma.
·         Uma sensação de excitamento e/ou entusiasmo por antecipação de uma determinada atividade ou do futuro.
·         A sensação de estar no presente, sem pensar no passado ou no futuro.
·         Uma pausa ou afastamento do que estavas a fazer ou a sentir.

Em relação às atividades desta semana que passou:

·         Se não te consegues lembrar de nada que aconteceu, dá-te uma pontuação de 0, para refletir o facto de não teres experienciado nenhum momento de renovação, e avança para o ponto 4 do teste.

·         Meditaste ou rezaste:_____

·         Fizeste yoga, tai chi ou artes marciais:_____

·         Tiveste um momento amoroso com o(a) teu/tua esposo(a), companheiro(a) ou namorado(a):_____

·         Fizeste alguma coisa para ajudar outra pessoa:_____

·         Aconselhaste, formaste ou mentoraste outra pessoa, formal ou informalmente:_____

·         Ajudaste um amigo com compaixão, sem o quereres mudar:_____

·         Fizeste algum tipo de exercício físico que fazes regularmente:_____

·         Pensaste sobre valores ou propósitos:_____

·         Falaste com outras pessoas sobre os teus valores ou propósitos partilhados:_____

4 - Agora, soma todos os pontos (iguais ao número de episódios que tiveste) e calcula o teu Renewal Score para a semana:______

5 - Escreve aqui a tua proporção de Renovação = Score de Renovação______/ Score de Stres______ = ______

·         Se a proporção é superior a 1, parabéns, estás, muito provavelmente, a experienciar os benefícios dos momentos de renovação periódicos que revertem os danos do stress crónico - continua a cuidar de ti e a controlar o teu stress. Partilha o que sabes com os outros.

·         Se a proporção é igual a 1 vais no bom caminho, mas ainda podes melhorar.

·         Se a proporção é inferior a 1, o teu stress ainda te está prejudicar demasiado, porque não estás a conseguir compensá-lo, mas podes começar a fazê-lo: revê a tua rotina.


·         Repete este teste todas as semanas, pelo menos até obteres progressos significativos, e vê o teu progresso.

Aponta aqui as tuas proporções renovação/stress semanais e visualiza a tua evolução:

Semana 1
Semana 2
Semana 3
Semana 4
Semana 5
Semana 6


Semana 7
Semana 8
Semana 9
Semana 10
Semana 11
Semana 12



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