Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Maçã - 0 Açúcar!!!

Olá a todos!

Hoje trago-vos uma receita de uma Sobremesa - a 1ª do blog - Yaaay! 

Querem aprender a fazer uma Tarte de Maçã deliciosa, sem açúcar, que pode ser comida ao pequeno-almoço ou ao lanche, sem qualquer problema*?
*Estou a falar para pessoas saudáveis, sem nenhuma patologia que as impeça de, por exemplo, comer glúten. 
Então, vamos lá! :D

Ingredientes:

Recheio:
  1. 8-12 maçãs (o número de maçãs pode variar muito, consoante o tamanho da tarte e o vosso gosto pelo recheio de maçã).
  2. 2-3 pêssegos (opcional).

Base:
  1. 2 ovos - se caseiros, melhor ;) (ou duas colheres de linhaça hidratada).
  2. 2 cenouras.
  3. 1 banana.
  4. Azeite.
  5. 4-6 colheres de sopa de farinha de trigo integral (ou de aveia).
  6. Farinha branca, para bolos.
  7. Noz moscada.
  8. Canela.
  9. 2 colheres de sopa de mel.
  10. 1 pitada de sal (opcional).
Não fui patrocinada por nenhuma marca, por acaso foram os ingredientes que utilizei no dia em que tirei as fotos para o blog. Vocês utilizam o que tiverem/quiserem. :)
Preparação:

1 - Descascar as maçãs (e os pêssegos), cortá-los aos pedaços e colocá-los num tacho com tampa a cozer, em lume brando.

2 - Descascar 2 cenouras e cortá-las às rodelas.

3 - Numa liquidificadora, colocar a banana (aos pedaços), os 2 ovos, as 2 cenouras às rodelas, noz moscada e canela a gosto, 2 colheres de sopa de mel, uma pitada de sal e azeite (convém que o volume dos ovos e do azeite faça aproximadamente 2/3 da altura dos ingredientes sólidos).


4 - Ligar o liquidificador até se obter uma mistura alaranjada e mais ou menos homogénea.

5 - Deitar a mistura resultante numa taça/alguidar, juntar 4-6 colheres de farinha integral (de aveia) e misturar.

6 - Ir juntando farinha branca e mexendo (colher/mãos) até a mistura ficar com uma consistência sólida (cerca de10-14 colheres de sopa abastadas).

7 - Untar a forma da tarte com manteiga, juntar a mistura e moldá-la ao formato da base de tarte.

8 - Deixar no forno, a 180ºC, durante cerca de 30 minutos (este tempo pode variar).

9 - Entretanto, ver se as maçãs e os pêssegos já estão bem cozidos e, se sim, desligar o lume e, com um garfo ou um esmagador, esmagá-los até se obter um creme de fruta de consistência a gosto.


10 - Retirar a base do forno e cobri-a com o creme de fruta.

11 - Esperar que arrefeça.

12 - Cortar uma fatia.

13 - Sentir as papilas gustativas explodirem de alegria e o corpo de saúde.

Esta tarte é tamanho familiar, mas se quiserem adaptá-la a uma forma mais pequena basta diminuir a farinha e o número de maçãs para o recheio. 

O que acharam? Uma bela ideia de lanche, não?
E sabem o melhor? É deliciosa, saudável e económica!
Sim, económica... é feita em casa, dá para utilizar (e recomenda-se) maçãs e bananas que já tenham algum tempo (nada se deita fora!), rende imensas fatias e satisfaz toda a gente de uma casa.
Ah, quase me esquecia, não é nada difícil nem morosa de fazer, sobretudo se aproveitarmos o tempo que ela está no forno para estudar/trabalhar, lavar a louça...

Se gostaram, não se esqueçam de dar o vosso feedback, partilhar a receia e, mais importante, meterem em prática as receitas saudáveis que aprendem aqui e noutros lugares, de forma a se manterem e serem cada vez mais saudáveis.
E vocês, têm alguma receita saudável e deliciosa a partilhar? :)

Até à próxima!
Beijinhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carnaval 2018

Olá a todos!
Hoje trago-vos um vídeo extra no canal!!! 
Não vou publicar um vídeo todos os dias, mas há exceções, como neste caso, em que tivemos o Carnaval e o Dia de São Valentim na mesma semana. :)
Espero que gostem! 😊


Até à próxima!
Beijinhos :-*

Aniversário 2018

Olá a todos!
Hoje é o meu aniversário, comemoro mais um ano de vida e, por esta ocasião especial, interrompo o estudo para festejar e para vos escrever. Este dia pode ser especial para nós, por diversos motivos, dependendo também da nossa idade e da altura da vida em que estamos. Lembro-me que quando era pequena os meus aniversários eram o máximo pelos doces, pelos amigos a cantarem os parabéns, pelos brinquedos que recebia, pelo karaoke que cantava, pelos saquinhos de guloseimas que distribuía na escola ou a todos os que iam à minha festa de anos... Há medida que vamos crescendo, as festas vão-se tornando diferentes, com menos pessoas e menos brincadeiras, e começamos a dar mais importância a estar com a família, a nos rodearmos de um grupo mais limitado de pessoas e claro, a receber parabéns das pessoas que passam pela nossa vida, quer pessoalmente quer nas redes sociais.
Nem sempre os nossos dias de aniversário são perfeitos, sobretudo se nem tudo na nossa vida está como gostaríamos o…

VeganChee Bio - Iogurtes e Queijos

Bom dia a todos!
Na publicação de hoje vou partilhar convosco alguns produtos vegan que conheci há algum tempo e dos quais, pelo sabor, aspeto, saúde e praticidade, não poderia deixar de falar. Curiosos para saber do que falo?
A resposta é: VeganChee Bio - alternativas vegetais ao queijo e aos iogurtes. Para além de estar a estudar para vir a ser Médica, eu sempre me preocupei com a Saúde e, sobretudo, sempre procurei saber mais sobre o tema e sobre o que eu podia fazer para ser mais saudável (vou certamente partilhar alguns dos hábitos que tenho noutros posts).
E como falar de Saúde, sem falar de Alimentação?
Como disse Hipócrates, na Antiguidade, “que o teu alimento seja o teu medicamento.” e, baseada nesta premissa, sempre procurei comer o melhor possível, com algumas exceções (muitas) de vez em quando, como é normal.

O tipo de alimentação que levo não é tema para esta publicação, mas resumidamente é preferencialmente vegan, mas não rígida. O que isto significa? Que como de tudo,…